
Trata-se de dois lasers posicionados para o chão que “desenham” uma ciclovia com o símbolo universal dos ciclistas ao centro, enquanto você está se locomovendo, delimitando a área onde os carros devem passar para que o ciclista fique em segurança. Aonde a bike vai, a imagem segue atrás!
O produto foi idealizado pelo escritório de design americano Altitude para uma competição cuja intenção era promover o ciclismo. "Cansei de ver amigos sendo atingidos no trânsito. O que mais afasta os ciclistas das ruas é o medo de dividi-las com os carros", diz o engenheiro mecânico Alex Tee, um dos idealizadores do LightLane.
Originalmente era para ser apenas um protótipo, mas o sucesso foi tamanho que o escritório segue desenvolvendo o produto. E, se tudo der certo, ele será comercializado no ano que vem nos Estados Unidos.
Como a maioria das cidades não tem ciclovias, o apetrecho é uma baita mão na roda para o ciclista noturno, circular com mais segurança pelas ruas. O objetivo é exatamente chamar a atenção dos motoristas para o fato de que é fundamental manter distância das bicicletas. Mesmo que não seja a solução do problema da falta de ciclovias, é mais uma ferramenta para que a vida e o meio de transporte limpo ganhe seu espaço junto aos carros.