segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

1º PASSEIO CICLÍSTICO SÃO SEBASTIÃO


Neste domingo 17 de janeiro de 2010 aconteceu em nossa cidade o 1º Passeio Ciclístico São Sebastião, visando o início da Festa de São Sebastião.
Largamos às 10h da manhã e foi uma grande festa. O evento contou com a presença de vários ciclistas e também futuros ciclistas, pois vários pais levaram seus filhos em cadeirinhas para o passeio mostrando que a bicicleta é mais que um meio de transporte ou de competição é uma forma de entretenimento.
Como não poderia faltar levamos a nossa bike com som para animar e chamar atenção de quem ainda tinha ficado em casa e um triciclo com a imagem de São Sebastião abençoando o passeio.
Mas além de gastar umas calorias do fim de ano, passear e encontrar os amigos aconteceu uma competição saudável para todos, concorrendo há prêmios:



A bicicleta mais enfeitada Rafael

A bicicleta mais feia


O ciclista mais novo Vinícius


O ciclista mais velho Delfino


A ciclista mais velha Marise


Criatividade Toni

Agradecemos a SABESP pelo apoio com a água e toda a população cachoeirense que participou do evento. Estamos agendando o 2º Passeio Ciclístico São Sebastião você que participou chame um amigo para participar e você que não participou não fique fora dessa.
Segue abaixo algumas fotos ou você poderá ver todas em nosso Orkut ou Flicker

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

PEDALANDO... NESTE CALOR

O Verão chegou! Calor, sede, suor, adrenalina, pouca lama (com esse tempo seco ela sumiu), rios, trilha... Bem essa deliciosa mistura parece que é para alguém que está de bike com um sol lindo acima do seu capacete. Quem vai sair de bike tem que se cuidar.
Pedalar nas horas do dia em que o sol está baixo, no início da manhã ou no final da tarde é uma opção mais inteligente do que sair nas horas mais quentes do dia.
Não se pode esquecer da hidratação, pois a sede depende de dois fatores: o volume de sangue do seu corpo e a concentração de eletrólitos no seu sangue. Quando você perde fluídos durante o exercício através do suor, seu volume de sangue diminui e isso resulta em um aumento da concentração de eletrólitos (importantes para contração e relaxamento muscular) no seu sangue, o que estimula a sede.
Quando suamos, perdemos água e os preciosos sais minerais, fundamentais para uma série de funções do organismo. Por isso muitas vezes a água só não resolve... Precisamos de “algo a mais”, isotônicos, hidrotônicos, que são bebidas do tipo “gatorade” que contém em sua fórmula uma pequena quantidade de sódio que repõe as energias e mantém em equilibro os eletrólitos.
Hidratação com apenas água para eventos de mais de 4 horas pode causar HIPONATREMIA, ou “intoxicação por água”. Isso é o resultado de uma diluição do sódio no sangue por causa do aumento do volume de sangue e a perda do sódio excessivo durante o suor.
Por isso não abra mão deste tipo de bebida, principalmente nestes dias tão quentes, isso que o verão nem chegou... Ou se não o preço da desidratação vai ser bem mais caro.
Não se esqueça do bom e velho amigo protetor solar, mas não é nem tanto se esquecer de passar e sim esquecer de levar ele para a pedalada, pois o seu efeito não dura por muito tempo, ele sai a medida em que suamos, jogamos água no corpo, ou até passando a mão no corpo. Reaplicá-lo a cada duas horas é o ideal.
Geralmente as camisas de ciclistas não são muito agradáveis ao nosso clima tropical, pois o poliéster e algumas variações foram desenvolvidos para climas mais frios e temperados. Mais vale lembrar que elas de certa maneira ajudam muito... Não só em sentido ao sol, também no sentido da queda elas garantem certa proteção para a nossa pele. Por isso acho que não vale muito à pena pedalar sem camisa, se não agüentar usar as de ciclismo use camisas em algodão, ou procure camisas de outros materiais, hoje já existem no mercado modelos adaptados ao nosso clima. Use camisetas claras que absorvem menos o calor. Não se esqueça dos óculos escuros para proteger os olhos dos raios UVA e UVB
Bem faça chuva, sol ou vento não dá pra deixar de pedalar, tomando alguns cuidados você não vai ter nenhum problema com o sol, só vai faltar o tempo de adaptação e vai estar tudo certo, mas se você não arrisca sair neste sol nem com proteção, pedalar a noite é muito bom você vai perceber que é muito melhor do que assistir a novela das 8 com o ventilador ligado.