Muitas pessoas estão perdendo o hábito de pedalar, e estão trocando suas bicicletas por motos ou carros, mas o que quase ninguém sabe é que pedalar pode trazer vários benefícios a nossa saúde.
A pessoa que utiliza a bicicleta no seu dia a dia melhora a sua qualidade de vida, evita o estresse dos intermináveis engarrafamentos, combate o sedentarismo, diminui a poluição emitida pelos carros e ainda previne um monte de doenças.
Os benefícios de pedalar são vários, por exemplo, quarenta minutos de passeio de bicicleta queima cerca de 300 calorias, dois meses de exercícios aumenta cerca de 25% a força das pernas, trabalha os músculos do abdômen e dos membros inferiores, em especial quadríceps, glúteos, panturrilha e a parte inferior das costas. Fortalece o pulmão e coração, pois seus batimentos aceleram e faz com que seu organismo trabalhe mais, sem prejudicá-lo e contribui para regularizar os níveis de pressão arterial, colesterol e triglicérides.
E nem precisa tanto esforço. Se você for de bicicleta até o supermercado ou à padaria diariamente, já estará dando adeus ao sedentarismo e a todas as encrencas relacionadas a ele.
São conhecidos os benefícios que a bicicleta, quando usada corretamente, pode dar, principalmente para adultos:
• ciclistas vivem aproximadamente 4 anos a mais que não ciclistas
• a qualidade geral de vida de um ciclista é melhor que a de quem usa outros modos de transporte, principalmente se comparado aos motorizados
• ciclistas têm uma diminuição sensível com custos de saúde (Dados acima - pesquisa UNESCO)
• ciclistas são mais produtivos que usuários de veículos motorizados
Circular sobre duas rodas é uma tendência no país inteiro. Segundo a Associação Brasileira de Fabricantes de Motocicletas, existem mais bicicletas no país do que carros, mas o que falta é estímulo para as pessoas saírem pedalando. Fica a critério dos governos municipais, implantarem ciclovias nas cidades, para que este estímulo seja elevado.
Mas, se o ciclista estiver bem equipado e obedecer às leis de trânsito, o risco de um acidente cai bastante. O ciclista também deve evitar ruas e estradas com grande fluxo de caminhões e ônibus.
Em alguns países europeus, cerca de 30% do deslocamento urbano é feito de bicicleta. Por que no Brasil teria que ser diferente?
O meio ambiente agradece, afinal, ao trocar o carro pela bike, você, sozinho, deixa de lançar no ar em um só dia, seis quilos de gás carbônico (a emissão de gás poluente é medida em quilos) a cada 30 quilômetros - a distância média que uma pessoa motorizada percorre numa grande cidade.
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