sexta-feira, 30 de abril de 2010

A BIKE E A LEI PARTE II

Além do limite de velocidade, há outras infrações a que o ciclista deve estar atento, sendo quase todas de responsabilidade de fiscalização do município, conforme preceitua a resolução 66/98 do Contran. Vejamos algumas:
Conduzir bicicleta em passeios onde não seja permitida a circulação desta, ou de forma agressiva; Estacionar o veículo sobre ciclovia ou ciclofaixa; Deixar de guardar a distância lateral de um metro e cinqüenta centímetros ao passar ou ultrapassar bicicleta; Deixar de reduzir a velocidade do veículo de forma compatível com a segurança do trânsito ao ultrapassar ciclista;
Conduzir motocicleta, motoneta, ciclomotor e ciclo (veículo de pelo menos duas rodas a propulsão humana) fazendo malabarismo ou equilibrando-se apenas em uma roda; Conduzir motocicleta, motoneta, ciclomotor e ciclo sem segurar o guidão com ambas as mãos, salvo eventualmente para indicação de manobras;
Conduzir motocicleta, motoneta, ciclomotor e ciclo transportando carga incompatível com suas especificações; Conduzir ciclo transportando passageiro fora da garupa ou do assento especial a ele destinado; Conduzir ciclo e ciclomotor em vias de trânsito rápido ou rodovias, salvo onde houver acostamento ou faixas de rolamento próprias;
Conduzir ciclo transportando crianças que não tenham, nas circunstâncias, condições de cuidar de sua própria segurança.
Outra coisa importante a ser observada é o uso dos equipamentos obrigatórios, previsto pelo próprio código e regulamentado pelas resoluções 02/98 e 46/98 do Contran.
A primeira considera, como não poderia deixar de ser, o freio um equipamento obrigatório;
Já a segunda prevê que bicicletas com aro superior a vinte deverão ser dotadas de espelho retrovisor do lado esquerdo, acoplado ao guidão e sem haste de sustentação; campainha, entendido como tal o dispositivo sonoro mecânico, eletromecânico, elétrico, ou pneumático, capaz de identificar uma bicicleta em movimento; sinalização noturna, composta de retro-refletores, com alcance mínimo de visibilidade de trinta metros, com a parte prismática protegida contra a ação das intempéries, nos seguintes locais:
a) na dianteira, nas cores branca ou amarela;

b) na traseira na cor vermelha;
c) nas laterais e nos pedais de qualquer cor.

terça-feira, 27 de abril de 2010

HOJE TEM...

Bike Nigth com saída da Cicle Roda de Ouro às 20:00, um tour pelos bairros da nossa cidade e volta no mesmo local da partida.
Não perca tempo e venha pedalar com a gente!
Ciclismo é Vida!
Prepare a sua bike e os equipamentos de segurança e esteja lá as 20:00.

Mais Informações

Cicle Roda de Ouro
(12) 3101-2205
equipeciclerodadeouro@gmail.com
( Em caso de chuva não haverá o passeio)

segunda-feira, 26 de abril de 2010

A BIKE E A LEI PARTE I

As Normas de Trânsito e a Bicicleta
Dos artigos 58 e 59 do Código de Trânsito Brasileiro apreende-se que a bicicleta deverá rodar nas bordas da pista, tendo preferência sobre veículos automotores, mas se houver ciclovia ou ciclofaixa estas deverão ser usadas. A bicicleta pode, também, transitar nos passeios, desde que autorizado por sinalização, coisa que nunca vi, ou na contra-mão, mas só em ciclofaixa.
Quanto à velocidade, a bike deve obedecer aos limites máximos estabelecidos para os outros veículos (os mínimos são inviáveis, posto que são a metade dos máximos), lembrando que se houver sinalização o que vale é a velocidade dela constante. Não havendo, deve-se seguir as seguintes regras
· 30 Km/h - Via local, caracterizada por interseções em nível não semaforizadas, destinada apenas ao acesso local ou a áreas restritas;
· 40 Km/h - Via coletora, destinada a coletar e distribuir o trânsito que tenha necessidade de entrar ou sair das vias de trânsito rápido ou arteriais, possibilitando o trânsito dentro das regiões da cidade;
· 60 Km/h - Estrada rural e via arterial, caracterizada por interseções em nível, geralmente controlada por semáforo, com acessibilidade aos lotes lindeiros e às vias secundárias e locais, possibilitando o trânsito entre as regiões da cidade;
· 80 Km/h - Via rural pavimentada e via de trânsito rápido, caracterizada por acessos especiais com trânsito livre, sem interseções em nível, sem acessibilidade direta aos
lotes lindeiros e sem travessia de pedestres em nível.

sexta-feira, 23 de abril de 2010

BIKE NIGTH


Todas as terças e quintas temos um passeio ciclístico em nossa cidade às 20:00PM que chamamos de BIKE NIGTH, pois é muito bom pedalar a noite, com saída da “Cicle Roda de Ouro”.
Fazemos um tour pela cidade passando por quase todos os bairros com muita descontração e tornamos-se a sensação das noites quentes em nossa cidade, pois por onde passamos não há como ficar parado. Com a estimativa de 22 km por noite encerramos o percurso no mesmo ponto de partida.
Algumas crianças que também nos acompanham, mas vale lembrar que menores de 18 anos devem estar acompanhados com seus pais, pois assim teremos mais segurança na pedalada.
Se você está querendo praticar uma atividade física após um dia de trabalho venha pedalar co a gente. Garanto que você não vai se arrepender, e quem vêm uma vez volta sempre!
Antes de começar a pedalar faça uma revisão na sua Bike, providencie capacete, luvas (equipamentos de segurança)... Pois mesmo em baixa velocidade acidentes podem acontecer. Se ainda está na duvida apareça qualquer dia no nosso ponto de encontro para conferir, não permita que a dúvida atrapalhe o seu pedal, e também não fique muito tempo na frente do PC, pois grandes BIKES NIGHIT te esperam!

Informações:
Mirinho- Cicle Roda de Ouro- 3101-2205 ou
Envie um e-mail: equipeciclerodadeouro@gmail.com

Esperamos por Você!

quinta-feira, 22 de abril de 2010

HOJE TEM...

Bike Nigth com saída da Cicle Roda de Ouro às 20:00, prepare-se durante a tarde e venha pedalar com a gente durante a noite.
Você não vai se arrepender... E quem vem uma vez volta sempre!!!
Esperamos você hoje e nos próximos Bikes Nigth para o pedal!

Mais Informações
Cicle Roda de Ouro
(12) 3101-2205
equipeciclerodadeouro@gmail.com
( Em caso de chuva não haverá o passeio)

segunda-feira, 19 de abril de 2010

10 DICAS PARA UMA BOA PEDALADA

1º Nunca saia de casa sem capacete e luvas.
2º Antes de se aventurar em pedaladas mais longas, aprenda o básico da mecânica de bicicletas para que o passeio ou treino não se transforme em roubada.
3º Você pode já ter um certo nível de condicionamento para a corrida, mas não para a bike. Comece com pedaladas mais fáceis, para acostumar os músculos e desenvolver as habilidades necessárias.
4º Pedalar numa trilha pode levar até o dobro de tempo do que na estrada e cansa mais. Planeje bem os seus treinos.
5º Procure usar sempre marchas que permitam manter uma cadência alta.
6º Na cidade, obedeça as leis de trânsito.
7º Quando quiser um treino mais forte, busque as subidas e tente manter a cadência em 60 rpm.
8º Mesmo na descida, pedale: desintoxica os músculos e deixa as pernas mais soltas para retomar o esforço.
9º Troque o pedal comum por um pedal de clipe. Ele não deixa seu pé escapar do pedal, prevenindo tombos e proporcionando um melhor aproveitamento da pedalada.
10º Se você está lesionado ou saindo de uma lesão, fale com o seu médico antes de subir na bicicleta. Pedalar pode piorar algumas lesões na coxa e no joelho.

domingo, 4 de abril de 2010

HOJE TEM...

Bike Nigth um pedal à noite com a estimativa de 18 km, um boa pedida pra você que trabalhou e estudou durante o dia e não tem tempo de ir à academia... E falando sério... Pedalar é melhor que ir à academia.
Esperamos você as 20:00 na Cicle Roda de Ouro.

Mais Informações
Cicle Roda de Ouro
(12) 3101-2205
equipeciclerodadeouro@gmail.com
( Em caso de chuva não haverá o passeio)